sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alcobaça - Bahia

                                                História

O Município de Alcobaça tem origem em uma vila criada em 12 de novembro de 1772 pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro no local denominado Arraial de Itanhém, situado às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro. Atual Microrregião Extremo Sul da Bahia fazendo parte da região conhecida como Costa das Baleias.

O nome da cidade deriva de Alcobaça (Portugal), cidade situada no Distrito de Leiria. Diz uma lenda, porém não comprovada, que os primeiros moradores da Alcobaça vieram da Alcobaça portuguesa.
                                                    



A Igreja Matriz de S. Bernardo fica na Praça Padre José Porphirio.
Em 20 de julho de 1896 a vila de Alcobaça foi erguida à condição de Cidade.
 
 
 
 
                                                         


                                      Patrimônio Cultural
 
Alcobaça tem diversos casarões construídos no sec XVIII e XIX, muitos deles em bom estado de conservação.
 ◄ Sobrado hoje conhecido como Casa Paroquial, Pastoral da Criança e residência dos vigários. Historicamente é o sobrado de Izidro Pedro do Nascimento foi construído em 1892, no final do século XIX





◄ A Casa da Cultura, recentemente reformada, fica em frente a Praça Padre José Porphirio, próximo a Igreja Matriz de São Bernardo.


 
       
 

◄ Residencias antigas enfileiradas em ruas estreitas ajudam a tornar esta cidade muito aconchegante e atraente a todo turista que a conhece.                                                                









◄ Farol de Alcobaça
                                                          






                                                       


                                         Praia de Alcobaça





6 Comentários:

Charles Enoch disse...

Bom Dia Neuza, esbarrei com seu blog em minhas pesquisas por Alcobaça e não pude notar que todas as imagens aqui apresentadas são na realidade do meu site www.alcobacabahia.com.br Não tenho nenhuma restrição quanto ao uso destas imagens mas vc não acha que deveria estar com os créditos relacionados? Para contato por favor acesse, http://www.alcobacabahia.com.br/contato.html

Anônimo disse...

eu nasci ai em alcobaca o meu maior sonho e poder mora ai um dia mim chamo miravaldo sou filho de rosa de enedina so os mais velhos conhece como dona edite do posto seu adilso ontonio rolinha miranda

Anônimo disse...

nossa lugar lindo estou louko pra conhecer adorei a divulgacão(hugo pereira)pedras de maria da cruz mg.

Unknown disse...

Eu me chamo Hugo Borges e sou de Alcobaça (Portugal) estou com vontade de conhecer essa Cidade maravilhosa! Mais bonita do que a minha...

Unknown disse...

ok, a minha é bonita, mas essa é mais...

Anônimo disse...

não se iludam, porque eu já fui nessa praia e sou residente de uma cidade vizinha, a praia não é tão maravilhosa assim, é uma praia boa para quem quer ficar BEM distante das cidades grandes e se for para isso, evite ir aos finais de ano porque ocorrem muitos crimes e festas ! Prefiram ir ao Prado, Nova Viçosa ou Cumuruxatiba.

Postar um comentário