quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tartarugas marinhas aparecem doentes em praias de Porto Seguro

0 Comentários
Veterinários suspeitam que animais tenham ingerido lixo no mar.


Nove filhotes já foram devolvidos à natureza.

Tartarugas marinhas (Foto: Divulgação/PAT Ecosmar)Vinte e três tartarugas marinhas apareceram em dois dias, em Porto Seguro, na região sul da Bahia. São sete animais considerados jovens e 16 filhotes. Eles começaram a aparecer na terça-feira (26) ao longo de 15 Km de praia e os últimos animais foram encontrados na quarta (27). Os 16 filhotes encontrados são da espécie tartaruga-de-pente e nove deles já foram devolvidos mar.

Segundo o órgão de assistência ambiental PAT Ecosmar, os outros animais estão magros, debilitados e não conseguem mergulhar, o que impossibilita que eles se alimentem normalmente.

A suspeita é de que eles sofram de doenças respiratórias e de presença do lixo no estômago e no intestino. Correntes marinhas com águas mais frias podem também causar choque térmico nas espécies. Eles estão recebendo cuidados veterinários e serão soltos no mar assim que recuperarem a saúde.

sábado, 23 de julho de 2011

Cientistas encontram maior quantidade de água do Universo

0 Comentários
Registro foi feito ao redor de buraco negro a 12 bilhões de anos-luz daqui.

Volume de água é 140 trilhões de vezes o dos oceanos da Terra.

Do G1, em São Paulo



 Astrônomos descobriram a maior quantidade de água já registrada no Universo a uma distância de mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. A quantidade de água equivale a 140 trilhões de vezes todo o volume de água nos oceanos de nosso planeta.
A grande quantidade de água se encontra na forma de vapor, em volta de um quasar chamado APM 08279+5255. Um quasar é o núcleo de uma galáxia, confinado num espaço pequeno, em relação à sua massa, que abriga um buraco negro. Nesse quasar específico, há um buraco negro com 20 bilhões de vezes a massa do Sol, que produz uma quantidade de energia equivalente a um quadrilhão de vezes à da nossa estrela.





Ilustração mostra como é a visão de um quasar como o APM 08279+5255 (Foto: Nasa / ESA)A água está em forma de vapor e ajuda a compreender a natureza do quasar. A medição desse vapor e de moléculas de outros tipos, tais como monóxido de carbono, sugerem que há gás suficiente para alimentar o buraco negro até que ele atinja seis vezes seu tamanho.

O gás liberado por esse buraco negro está numa temperatura de 53º C negativos, o que é cinco vezes mais quente que os gases soltos na Via Láctea. O vapor d’água da Via Láctea fica congelado, e também por isso a quantidade de água em nossa galáxia é 4 mil vezes menor que no quasar.


Astrônomos detectam quasar mais distante já encontradoTelescópio Hubble faz foto inédita da galáxia Centauro A“O ambiente em volta desse quasar é muito peculiar e por isso produz essa grande massa de água”, disse Matt Bradford, pesquisador da Nasa. “É mais uma demonstração de que a água é dominante por todo o Universo, mesmo nos tempos mais primórdios”, completou.

A pesquisa foi desenvolvida por dois grupos de astrônomos, formados por cientistas ligados a diversos institutos. A descoberta foi publicada pela revista “Astrophysical Journal Letters”.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tartaruga com mais de cem anos é apreendida com pescadores

0 Comentários
PORTO SEGURO - A partir de denúncia anônima feita à Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, por meio do disque denúncia (3268-0558), a equipe de Fiscalização Ambiental flagrou, na manhã desta segunda-feira (04), dois pescadores, no recife da Praia de Pitinga, retirando rede de pesca com tartarugas.



Foram encontradas duas tartarugas já mortas, sendo uma da espécie verde e a outra de pente, essa última encontrada estava desossada.



“A tartaruga verde teria, aproximadamente, mais de cem anos de idade e pesava cerca de 50 quilos”, conta o fiscal, Mackxuel Campeshe.



Os pescadores, ao perceberem a presença dos fiscais, fugiram, deixando no local todo o apetrecho de pesca.



Os répteis foram encaminhados para biopsia no projeto Amiga Tartaruga/Pat Ecosmar. A equipe intensificará o trabalho de fiscalização no local de desova, a fim de coibir a instalação de redes.