Quantas pessoas tem o privilegio de vivenciar uma experiência com a Mata Atlântica e seus moradores? Esta é a proposta da exposição de educação ambiental “Se eu fosse uma floresta” que será aberta ao público a partir do dia 13 de maio de 2011, na RPPN Estação Veracel, em Porto Seguro.
Por meio de esculturas e cenários interativos, o visitante será estimulado a pensar sobre a realidade da fauna e flora da floresta. Réplicas de animais, plantas e pessoas criam um ambiente adequado para o uso didático, apresentando conceitos e orientações básicas de preservação ambiental em comemoração ao “Ano Internacional das Florestas”.
De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel, Virginia Camargos, a exposição é uma proposta educativa ao ser humano, para que ele assuma o estado das coisas e seres, transformando-se nos mais diversos elementos: semente, papel, harpia, anta, cobra, mangue, livro, formiga, suçuarana, palmeira.
“Assim vivenciar os ciclos da natureza e descobrir soluções a partir da compreensão dos significados e relações dos objetos interpretados dentro de uma cultura de sustentabilidade”, explicou Camargos.
Segundo a bióloga Lígia Mendes, responsável pela RPPN, a expectativa da equipe de educadores ambientais da empresa é encantar o público com a exuberância dos elementos da natureza.
Além da visitação pública, a exposição receberá grupos de professores dos 10 municípios onde a empresa atua para seminários e oficinas. O tour é guiado por monitores e depende de agendamento prévio dos grupos.
Após a temporada na RPPN, a exposição será transferida para o Terminal Marítimo de Belmonte, ampliando a condição de acesso de mais pessoas na Costa do Descobrimento.
Como se sentiria? O que faria para a preservação da vida no Planeta? E se você fosse uma onça-pintada, animal ameaçado de extinção, ou uma árvore da Mata Atlântica? Qual seria o seu apelo? A exposição apresenta estes e outros convites inusitados ao visitante.
Ela estará distribuída em um espaço especial dedicado às práticas de educação ambiental, em uma “sala de aula” viva que é a Estação Veracel. Uma das maiores reservas particular do patrimônio natural (RPPN) do nordeste brasileiro, reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e declarada como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Com 6.069 hectares nos municípios de Porto Seguro e Cabrália, a RPPN Estação Veracel se destina à atividades de educação ambiental e à pesquisas científicas, abrigando significativas populações de espécies globalmente ameaçadas e outras de interesse para a conservação.