- As belas formações rochosas de Guaratinga foram destaque no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, no dia 19 do mês passado, em matéria publicada na Revista o Globo, que é encartada na edição dominical. A matéria mereceu a capa da publicação.
A reportagem enfoca uma expedição feita por um grupo de quatro profissionais liberais que, anualmente, de férias, se tornam escaladores. O líder do grupo e mais experiente é André Ilha, 51 anos, e 36 de escaldas, cujo currículo registra 570 conquistas, 50 delas terminando em cumes de montanhas virgens.
A aventura denominada “Expedição Guaratinga 2010”, foi feita como pauta da revista O Globo, que enviou a fotógrafa Marizilda Gruppe para registrar tudo o que transcorreria.
Em 15 dias de expedição, o grupo percorreu diversas regiões de Guaratinga, escalando mais de uma dezena das inúmeras formações rochosas que existem no município. Os aventureiros que já escalaram montanhas em diversas regiões do país, entre elas, os lençóis maranhenses e o Monte Roraima, exaltam a beleza e o potencial existente no município do extremo sul baiano.
Entre as formações rochosas por ele escaladas, uma é destacada pelo fato de não ter sido ainda nomeada, de acordo com o guia que os acompanha. E a essa elevação dão o nome de “Pedra dos Macacos”, por causa de um grupo de macacos-pregos que foi avistado descendo o costão da imensa pedra.
A reportagem de seis paginas destaca também aspectos da vida interiorana, e uma visita que a equipe de aventureiros fez a Zé Pisca, um marceneiro de 67 anos, residente na cidade, que no ano de 1976 construiu uma engenhoca de madeira batizada de Carretel Sari, com a qual escalou os 550 metros da Pedra do Oratório – a rocha símbolo de Guaratinga - e desbravou a cavidade, espécie de gruta que há na rocha, instalando lá a cruz que há no local até os dias de hoje.